É um instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados do empreendimento.
O orçamento parte do comportamento do passado e olha para as possíveis mudanças futuras, quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa.
Trata-se de uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões na empresa.
Elaboração e validação do Orçamento e Controle entre, Orçado x Realizado
* Elaboração do Orçamento
- Levantamento de necessidades, projeções de crescimento, inventários, ampliações e atividades desempenhadas.
* Discussão e Aprovação
- Apresentação o Orçamento, validação dos dados, disseminação da informação e compromisso.
* Execução
- Aplicação das projeções e ampliações, execução do planejado.
* Avaliação e Controle
- Desenvolvimento de ferramentas para avaliação e controle da execução do Orçamento, treinamento as equipes para avaliação da eficiência na execução e gestão desse orçamento.
- Implantação de controles e indicadores para avaliação e controle.
* Resultado
- Com as métricas específicas apresenta-se o resultado realizado por área/grupo.